quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Eternamente Hélio Santana

Hélio Santana vs Hector Hugo Vilte


O Campeão de Uma Geração




Sem dúvida um dos maiores lutadores da história do boxe brasileiro. Terminou sua carreira invicto: 20 lutas, 20 vitórias sendo 14 por nocaute.  Hélio Santana de Lima é paulistano.  Tem 56 anos. Teria sido campeão mundial se não fosse um trágico acidente.



Hélio era patrocinado pela Pirelli. Treinava lá, naquela usina de campeões. Um dia falaram para um bêbado que Hélio era lutador de boxe.  O bêbado pensou, em sua loucura etílica, que Hélio iria bater nele. O bebum deu uma facada no pescoço do campeão. Aquele golpe
sepultou definitivamente a carreira desse extraordinário pugilista.



Hélio Santana lutava na categoria meio-médio. Ele era muito técnico. Lutava em todas as distâncias. Aplicava upper cuts como poucos. Quem o via lutar pensava se tratar de um estrangeiro, pois seu estilo era muito diferente do conhecido "feijão-com-arroz" brasileiro. A luta do primeiro vídeo é contra o argentino Ubaldo Figueredo. O combate ocorreu em 18 de maio de 1986. Essa luta foi a preliminar de Maguila x Daniel Falconi II. Nessa revanche Maguila nocauteou o argentino Walter Daniel Falconi no sétimo round.



Encontrei Hélio Santana num grupo de Whatsapp (rede social) de boxe. Ele postou esses vídeos raríssimos. Eu rapidamente salvei em minha coleção de relíquias pugilísticas em vídeo. Até hoje não me conformo com o fato de nosso campeão ter tido sua carreira interrompida de maneira tão trágica.



Mas a prova está aí ... Os vídeos mostram quem era o eterno Hélio Santana !!! SHOW DE BOXE !!!


Hélio Santana atualmente auxilia alguns lutadores no treinamento. Não está nada confirmado, mas tudo indica que Hélio será um treinador em breve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário